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OBRA:
Execução dos serviços
emergenciais de recuperação
da Ponte sobre o Rio São
Lourencinho
Obras de
recuperação emergencial,
alargamento, restauração e
reforço estrutural da Ponte
sobre
o Rio São
Lourencinho, na Rodovia
Régis Bittencourt,
BR-116/SP, trecho São
Paulo-Curitiba, Km
366,24.
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Data de
início: 14/03/2005
Data de
término: 15/10/2005
Extensão:
134,00 metros
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OBRA:
RETORNOS OPERACIONAIS
Retorno
Operacional do Arapongal,
localizado na rodovia
BR-116/SP (Régis
Bittencourt), no km 439,940
e Retorno Operacional do
Assentado, localizado no km
527,197. Como os viadutos já
se encontravam construídos,
a execução a cargo da
Sobrenco, que foi parte do
objeto do contrato com o
DNIT, consistiu na
implantação dos ramos de
acesso aos viadutos sobre a
rodovia, possibilitando o
retorno dos veículos em
ambos os sentidos. |
SERVIÇOS
PRINCIPAIS:
Terraplenagem
para conformação da
plataforma dos ramos de
acesso ao viaduto;
Pavimentação; Bueiros,
meio-fios, sarjetas e
descidas d’água;
Hidrossemeadura; Placas de
contenção para proteção dos
aterros dos encabeçamentos;
Defensas metálicas;
Sinalização horizontal e
vertical. |
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Execução de terraplenagem no
Retorno do Assentado |
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Alça de acesso ao Retorno do
Arapongal |
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OBRA:
SERVIÇOS DE RESTAURAÇÃO E
RECAPEAMENTO
Serviços de
restauração e recapeamento
em segmentos isolados, do km
549,378 ao km 554,862, nas
pistas SP/PR e PR/SP e
recapeamento do km 498,000
ao km 509,100 na pista
PR/SP. |
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SERVIÇOS
PRINCIPAIS:
Fresagem do
revestimento betuminoso;
Recomposição
em CBUQ;
Capa de
Rolamento em CBUQ.
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OBRAS DE
CONTENÇÃO:
CORTINAS
ATIRANTADAS:
Foram
implantadas 3 (três)
cortinas atirantadas em
pontos de abatimento do
pavimento, na parte superior
do talude, a jusante da
pista, de forma a permitir a
recomposição das faixas de
rolamento, do acostamento,
da faixa de segurança da
rodovia e dos sistemas de
drenagem. Essas cortinas se
localizam no km 513,780 e no
km 521,258 da pista PR/SP, e
no km 565,500 da pista
SP/PR, sendo esta executada
em caráter emergencial. |
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Cortina implantada no km
565+500 da pista SP/PR |
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REFORÇO DE
TALUDE DE CORTE COM SOLO
GRAMPEADO:
Em dois
pontos da rodovia, um no km
557 da pista SP/PR e outro
no km 560 da pista PR/SP,
houve a ocorrência de
rupturas e escorregamentos
nas laterais do maciço de
corte, e a solução
implantada foi o Reforço da
Parte Superior do Maciço com
“Solo Grampeado”. |
Solo
grampeado no km 557, na
pista SP/PR, onde os
quantitativos principais
foram:
- Escavação:
75.930 m³;
- Grampos de
aço de Ø 25 mm: 8.072 m;
- Injeção de
calda de cimento: 201.800
kg;
- Concreto
projetado: 28 m3
- Drenagem
superficial: 1.398 m. |
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Solo
grampeado no km 560, na
pista PR/SP, onde os
quantitativos principais
foram:
- Escavação:
18.000 m3
- Grampos de
aço de Ø 25mm: 2.810 m;
- Injeção de
calda de cimento: 70.250 kg;
- Concreto
projetado: 97 m³;
- Drenagem
superficial: 581 m.
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RETALUDAMENTO:
Em diversos
pontos da rodovia, onde
houve rupturas e
escorregamentos causados
pela incompatibilidade da
inclinação do talude com os
materiais presentes e pela
percolação de água, a
solução implantada foi o
retaludamento e a execução
de drenagem superficial e
subterrânea. |
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Retaludamento
no km 548+180
Quantidades
principais:
Escavação:
267.829 m³
Dreno
Sub-horizontal: 5.465 m;
Drenagem
Superficial: 2.930 m.
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Retaludamento
no km 517,467
Quantidades
principais:
Escavação:
19.200 m³
Dreno
Sub-horizontal: 585 m;
Drenagem
Superficial: 635 m. |
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RECOMPOSIÇÃO
DE TALUDE DE ATERRO:
Nos locais
onde houve erosões nos
taludes de aterro envolvendo
água subterrânea ou
superficial, a solução
implantada foi o
escalonamento e a
reconstrução do aterro, além
de drenos cegos,
enrocamentos de pedra jogada
e a execução de drenagem
superficial. |
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Execução de recomposição em
talude de aterro no km
506,400 da pista PR/SP |
Talude recomposto no km
513,398 na pista PR/SP |
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RECONSTRUÇÃO
DE DISPOSITIVOS DE DRENAGEM:
Em pontos da
rodovia, onde houve a
ruptura de bueiros e outros
dispositivos de drenagem,
como no km 517 da pista
PR/SP, foi reconstruído o
bueiro com aumento da
capacidade de escoamento e
reconstituído o talude de
aterro. |
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Vista do bueiro no km
517+000 da pista PR/SP antes
da intervenção da Sobrenco. |
Bueiro no km 517+000 em fase
de final da reconstrução. |
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CONTENÇÃO EM
MURO DE GABIÃO:
Em locais
onde o material escorregado
encontrava-se saturado e
escorregava para a pista a
cada chuva, foram
construídos muros de gabiões
para a estabilização da
encosta. |
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Muro de
Gabiões construído no km
553+587, pista PR/SP. |
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DISPOSITIVO
DE PROTEÇÃO EM CONCRETO
ARMADO:
No corte
localizado no km 550+000 da
pista PR/SP, em uma região
de domínio de rochas
précambrianas, com rochas
matrizes do tipo granitos,
gnaisses e migmatitos,
resultando em solos
residuais bastante siltosos
e arenosos, com diâmetros
variados chegando acima de
2,00m, previu-se a
implantação de um muro de
concreto armado junto ao
bordo da rodovia, para
funcionar como anteparo de
eventuais desplacamentos de
blocos de rocha do maciço,
que poderiam rolar até o
leito da rodovia, colocando
em risco os transeuntes do
local. |
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Vista frontal do muro de
proteção com comprimento
total de 400 m |
Muro de proteção no km 550
da pista PR/SP, vista
traseira. |
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RECUPERAÇÃO
AMBIENTAL:
Nos pontos
onde a SOBRENCO ENGENHARIA E
COMÉRCIO LTDA. atuou, e em
áreas designadas pelo órgão
ambiental, foram executadas
obras de recuperação
ambiental, com plantio de
árvores nativas, grama e
hidrossemeadura, como visto
nas fotos abaixo: |
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Recuperação
com árvores nativas e grama
em placas no km 542,587 da
pista SP/PR.
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Recuperação
com grama em placas no km
560,178 da pista SP/PR.
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Revestimento
vegetal com grama em placas
no km 560 da pista PR/SP.
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