Rodovia Régis Bittencourt

Obras realizadas pela Sobrenco na Rodovia BR-116/SP – Régis Bittencourt

Trecho – Miracatu a Barra do Turvo

Período – 2004 a 2007

   

OBRA: Execução dos serviços emergenciais de recuperação da Ponte sobre o Rio São

Lourencinho

Obras de recuperação emergencial, alargamento, restauração e reforço estrutural da Ponte sobre

o Rio São Lourencinho, na Rodovia Régis Bittencourt, BR-116/SP, trecho São Paulo-Curitiba, Km

366,24.

 

Data de início: 14/03/2005

Data de término: 15/10/2005

Extensão: 134,00 metros

 

 
   

OBRA: RETORNOS OPERACIONAIS

Retorno Operacional do Arapongal, localizado na rodovia BR-116/SP (Régis Bittencourt), no km 439,940 e Retorno Operacional do Assentado, localizado no km 527,197. Como os viadutos já se encontravam construídos, a execução a cargo da Sobrenco, que foi parte do objeto do contrato com o DNIT, consistiu na implantação dos ramos de acesso aos viadutos sobre a rodovia, possibilitando o retorno dos veículos em ambos os sentidos.

SERVIÇOS PRINCIPAIS:

Terraplenagem para conformação da plataforma dos ramos de acesso ao viaduto; Pavimentação; Bueiros, meio-fios, sarjetas e descidas d’água; Hidrossemeadura; Placas de contenção para proteção dos aterros dos encabeçamentos; Defensas metálicas; Sinalização horizontal e vertical.

  Execução de terraplenagem no Retorno do Assentado
 
Alça de acesso ao Retorno do Arapongal  
   

OBRA: SERVIÇOS DE RESTAURAÇÃO E RECAPEAMENTO

Serviços de restauração e recapeamento em segmentos isolados, do km 549,378 ao km 554,862, nas pistas SP/PR e PR/SP e recapeamento do km 498,000 ao km 509,100 na pista PR/SP.

SERVIÇOS PRINCIPAIS:

Fresagem do revestimento betuminoso;

Recomposição em CBUQ;

Capa de Rolamento em CBUQ.

 

 
   

OBRAS DE CONTENÇÃO:

CORTINAS ATIRANTADAS:

Foram implantadas 3 (três) cortinas atirantadas em pontos de abatimento do pavimento, na parte superior do talude, a jusante da pista, de forma a permitir a recomposição das faixas de rolamento, do acostamento, da faixa de segurança da rodovia e dos sistemas de drenagem. Essas cortinas se localizam no km 513,780 e no km 521,258 da pista PR/SP, e no km 565,500 da pista SP/PR, sendo esta executada em caráter emergencial.

 
Cortina implantada no km 565+500 da pista SP/PR  
   

REFORÇO DE TALUDE DE CORTE COM SOLO GRAMPEADO:

Em dois pontos da rodovia, um no km 557 da pista SP/PR e outro no km 560 da pista PR/SP, houve a ocorrência de rupturas e escorregamentos nas laterais do maciço de corte, e a solução implantada foi o Reforço da Parte Superior do Maciço com “Solo Grampeado”.

Solo grampeado no km 557, na pista SP/PR, onde os quantitativos principais foram:

- Escavação: 75.930 m³;

- Grampos de aço de Ø 25 mm: 8.072 m;

- Injeção de calda de cimento: 201.800 kg;

- Concreto projetado: 28 m3

- Drenagem superficial: 1.398 m.

   

Solo grampeado no km 560, na pista PR/SP, onde os quantitativos principais foram:

- Escavação: 18.000 m3

- Grampos de aço de Ø 25mm: 2.810 m;

- Injeção de calda de cimento: 70.250 kg;

- Concreto projetado: 97 m³;

- Drenagem superficial: 581 m.

 

   

RETALUDAMENTO:

Em diversos pontos da rodovia, onde houve rupturas e escorregamentos causados pela incompatibilidade da inclinação do talude com os materiais presentes e pela percolação de água, a solução implantada foi o retaludamento e a execução de drenagem superficial e subterrânea.

Retaludamento no km 548+180

Quantidades principais:

Escavação: 267.829 m³

Dreno Sub-horizontal: 5.465 m;

Drenagem Superficial: 2.930 m.

 

Retaludamento no km 517,467

Quantidades principais:

Escavação: 19.200 m³

Dreno Sub-horizontal: 585 m;

Drenagem Superficial: 635 m.

   

RECOMPOSIÇÃO DE TALUDE DE ATERRO:

Nos locais onde houve erosões nos taludes de aterro envolvendo água subterrânea ou superficial, a solução implantada foi o escalonamento e a reconstrução do aterro, além de drenos cegos, enrocamentos de pedra jogada e a execução de drenagem superficial.

Execução de recomposição em talude de aterro no km 506,400 da pista PR/SP Talude recomposto no km 513,398 na pista PR/SP
   

RECONSTRUÇÃO DE DISPOSITIVOS DE DRENAGEM:

Em pontos da rodovia, onde houve a ruptura de bueiros e outros dispositivos de drenagem, como no km 517 da pista PR/SP, foi reconstruído o bueiro com aumento da capacidade de escoamento e reconstituído o talude de aterro.

Vista do bueiro no km 517+000 da pista PR/SP antes da intervenção da Sobrenco. Bueiro no km 517+000 em fase de final da reconstrução.
   

CONTENÇÃO EM MURO DE GABIÃO:

Em locais onde o material escorregado encontrava-se saturado e escorregava para a pista a cada chuva, foram construídos muros de gabiões para a estabilização da encosta.

 
Muro de Gabiões construído no km 553+587, pista PR/SP.  
   

DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO EM CONCRETO ARMADO:

No corte localizado no km 550+000 da pista PR/SP, em uma região de domínio de rochas précambrianas, com rochas matrizes do tipo granitos, gnaisses e migmatitos, resultando em solos residuais bastante siltosos e arenosos, com diâmetros variados chegando acima de 2,00m, previu-se a implantação de um muro de concreto armado junto ao bordo da rodovia, para funcionar como anteparo de eventuais desplacamentos de blocos de rocha do maciço, que poderiam rolar até o leito da rodovia, colocando em risco os transeuntes do local.

Vista frontal do muro de proteção com comprimento total de 400 m Muro de proteção no km 550 da pista PR/SP, vista traseira.
   

RECUPERAÇÃO AMBIENTAL:

Nos pontos onde a SOBRENCO ENGENHARIA E COMÉRCIO LTDA. atuou, e em áreas designadas pelo órgão ambiental, foram executadas obras de recuperação ambiental, com plantio de árvores nativas, grama e hidrossemeadura, como visto nas fotos abaixo:

Recuperação com árvores nativas e grama em placas no km 542,587 da pista SP/PR.

 

Recuperação com grama em placas no km 560,178 da pista SP/PR.

 

Revestimento vegetal com grama em placas no km 560 da pista PR/SP.

 

   

: 00650/95ICO Nº 0190

 
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